S.P.O. Serviço de Psicologia e Orientação

Horário de Atendimento
SPO
Quartas-feiras: das 14h às 18h
Quintas-feiras: das 9h às 18h
Sextas-feiras: das 9h às 13h

O Gabinete do SPO situa-se no 1º andar junto à biblioteca. PROCURA-NOS!

Contactos:
Telefone: 252690490
E-mail: spobeiriz@gmail.com

Especial alunos: alunosbeiriz@gmail.com
Este e-mail é PARA TI! USA-O como espaço onde podes colocar as tuas dúvidas, as tuas ideias ou as tuas inquietações. Estamos sempre disponíveis para te ajudar! 

———————————————————————————————-

O que é o S.P.O. ?:  Neste agrupamento, o Serviço de Psicologia e Orientação é constituído pela psicóloga Cristina Castro e assistente social Susana Fernandes, que, em colaboração com todos os elementos da comunidade educativa, pretendem promover o apoio educativo e psicossocial de todos os intervenientes desta estrutura escolar. 

Quem pode recorrer ao serviço?
Toda a comunidade escolar pode recorrer a este serviço: alunos, docentes, pais/encarregados de educação e pessoal não docente.

Quais as suas atribuições/ competências?

  • Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal, apoiando-os no seu processo de aprendizagem e de integração, no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar.
  • Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas.
  • Assegurar, em colaboração com as estruturas de orientação educativa, com os serviços especializados de apoio educativo e com outras entidades competentes, a avaliação da situação dos alunos e o estudo das intervenções adequadas.
  • Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação dos interesses e aptidões dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e nível etário.
  • Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, susceptíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho.
  • Desenvolver acções de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras.
  • Colaborar em experiências pedagógicas e em acções de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade.
  • Assegurar, a articulação com as instituições da comunidade envolvente: Hospital, Centros de Saúde; Tribunal de Família e Menores; Equipas Multidisciplinares de Assessoria aos Tribunais (E.M.A.T.); Gabinetes de Acção Social; Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (C.P.C.J.), Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Póvoa de Varzim, tendo como objetivo o acompanhamento integral do aluno, em todas as dimensões da sua vida.

Onde funciona?
O Gabinete do SPO situa-se no 1º andar junto à biblioteca. PROCURA-NOS!

Como pode recorrer aos Serviços?
Os alunos poderão ser encaminhados para o SPO através do Educador do pré-escolar, do Professor Titular de turma do 1.º ciclo, do Diretor de Turma, Órgãos de Gestão da Escola, Pais/Encarregados de Educação. Os alunos podem dirigir-se autonomamente ao SPO.