Clube Ciência Viva – Green Science Club

AGRUPAMENTOPLANO DE INTERVENÇÃO – CIÊNCIA VIVA (LINK)

NEWSLETTER

ANO ESCOLAR 2021 – 2022

Maio de 2022

Já abriu o Green Science Club!!

O Green Science Club é um Clube de Ciência Viva na Escola, no Agrupamento de Escolas Campo Aberto, que iniciou as suas funções em março de 2022 na escola sede.

Este clube é um espaço que promove o conhecimento científico e o acesso a atividades científicas, dirigidas a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, enquadradas no tema: O Ambiente e a Sustentabilidade.

O Clube já tem logótipo!

Este foi o escolhido entre vários logótipos produzidos pelos alunos que se inscreveram no concurso da criação do logótipo do Green Science Club. O autor do logótipo vencedor foi o aluno João Cabreira do 7ºB.

Visita de Estudo à Fabrica da Ciência Viva (ver aqui)

Junho de 2022

Workshop reproduction of a sea urchin

“In our science class we had the amazing opportunity to observe the reproduction of a sea urchin.

First of all, we have washed them with distilled water and, after that, we injected potassium chloride (KCl) inside so that they would release their gametes. Then we picked the gametes and mixed them with salty water. We took a sample and put it on the microscope.

If they were male, we could see spermatozoa; if they  were female, we could see ovumes.

In our opinion, this was an incredible experience and everyone loved it!”

Afonso Santos and Alice Tavares, 9ºB

Oficina de sabonetes

No dia 18 de maio, no âmbito do Projeto Green Science Club, fizemos uma confeção de sabonetes naturais, das 15h até às 18h30.

No início, a monitora mostrou um powerpoint e foi pedindo para nos apresentarmos. Eu, por acaso, já tinha feito sabonetes, mas não com ingredientes caseiros e reutilizados. Para a fabricação dos sabonetes, utilizamos  óleo usado filtrado, água destilada, glicerina, soda cáustica e, para a aromatização, fizemos uma infusão com erva-príncipe. Tivemos de raspar sabonete sólido, para derretê-lo e formar um líquido. Ela foi fazendo, nós às vezes íamos ajuda-la. Ela também fez uns cálculos para saber qual a quantidade de soda cáustica e de água que tínhamos de usar em um litro de óleo. Também podemos utilizar a “soap friend calculator”, uma calculadora na internet que, com as informações, diz-nos as quantidades exatas a usar. Para misturar a soda cáustica com a água, tivemos de ir para fora da sala de aula. Depois, vertemos o sabão líquido nas garrafas, e o sólido ficou a secar na escola.

Foi uma experiência incrível, gostei muito.

Bárbara Silva, nº4, 8ºB

No dia 18 de maio de 2022, na disciplina de Físico-Química e Ciências Naturais, realizou-se a seguinte actividade – “Oficina de sabonetes.

Quando entramos na sala, sentamo-nos todos e a professora Anabela começou a explicar o porquê de ser importante e onde podemos ajudar.

De seguida, enquanto estavam a aquecer o tacho, a professora estava a explicar no quadro as quantidades e o que ia usar.

Quando o sabonete líquido acabou de se fazer, a professora começou a preparar o sabonete sólido e a professora de Físico-Química (Fernanda Machado) começou a virar o sabonete para as garrafas dos alunos.

Passado algum tempo, a professora acabou de fazer uma parte do sabonete, então, foi lá fora deixar a mistura para a temperatura descer. Esqueci-me de referir que eu e a Mariana tivemos que filtrar o óleo usado (foi um bocado nojento, porque cheirava mal).

Quando a temperatura do óleo e da mistura desceu, misturarmos tudo e ficamos a mexer.

Infelizmente o sabonete sólido só se vai poder acabar hoje, mas acho que foi uma experiência divertida e o mais importante é que ajudamos o planeta.

                                                        Joaquim Cadilhe, nº11, 8ºB

Energias renováveis/alternativas – atividade experimental (Ver aqui)

Oficina de detergentes ecológicos (Ver aqui)

ANO ESCOLAR 2022 – 2023

Link para a notícia no Wakelet do Green Science Club https://wakelet.com/wake/7aEhZS5bgOufOhVaGXNYa

novembro/2022

A opção correta é: “dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e vapor de água”.

  • Das respostas recolhidas confirmou-se que 60% dos alunos responderam corretamente à pergunta do mês. Pelo que estão de parabéns!

Eis o gráfico estatístico das 50 respostas recolhidas, de acordo com a participação dos alunos do 2º e 3º ciclo do agrupamento.

 Newsletter Nº3 do Green Science Club