Projeto SOBE: Saúde Oral~Biblioteca Escolar

  • Projeto SOBE :

A candidatura do Agrupamento ao projeto SOBE * efetuada em dezembro 2013  foi aceite. O projeto encontra-se em fase de lançamento e decorrerá até junho de 2016. Serão abrangidas todas as três escolas do 1º ciclo e os dois Jardins de Infância (um universo de 450 crianças).

ecrasobe

* O que é?  «O Plano Nacional de Leitura (PNL), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Direcção-Geral de Saúde (DGS) celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.

O projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) propõe um desafio: subir – subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.

A marca de água do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável. Criámos um conjunto de materiais, o Kit SOBE, pensado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que irá ser distribuído a todas as Bibliotecas Escolares, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência.» (fonte)

___________________________