Educação Especial – projetos e atividades

Todas as atividades e iniciativas do Grupo de Educação Especial do Agrupamento podem ser acompanhadas no  blogue Especial Beiriz , na página de facebook  Cozinhar para a inclusão . Ver também no site do Agrupamento .

 2015- 2016

No presente ano letivo prosseguem os projetos da Horta Biológica, do Clube de Culinária, do Yoga  e do Boccia .

  • Realização da campanha de “crowdfunding” para financiamento do projeto de remodelação da cozinha.projetocrowfunding

……..

  • Ciclo de Conferências Especial Beiriz “Compreender para Atender na Escola Inclusiva”
    cartaz_ciclodeconferenciasjpg

2014-2015

Projeto Especial Beiriz – Cozinha Pedagógica Inclusiva  (clicar para aceder à pagina do facebook do projeto)

«O projeto Especial Beiriz – Cozinha Pedagógica Inclusiva destina-se a 16 alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente. Têm idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos e frequentam o ensino básico. Pretendemos que os discentes se tornem autónomos e empreendedores em processos sustentáveis, em especial na produção culinária.
Oferecer as condições de segurança necessárias para o desenvolvimento de um trabalho adequado para todos os alunos, numa perspetiva de empreendedorismo, uma vez que o grupo tem já produção bissemanal para venda.
Organizar o espaço por áreas de tarefas distintas, de forma a incutir hábitos de higiene e segurança (ex: área de higiene – lava‐mãos, área da preparação de alimentos – copa limpa, área de depósito de lixo e lavagem de loiças ‐ copa suja, área de fardamento, área de armazenamento de víveres), numa perspetiva pré profissional para alguns dos nossos alunos. (continuar a ler)

  • Tornar a cozinha mais organizada e acessível a todos (ex: rebaixamento da bancada, tornando-a ergonómica para o encaixe de cadeiras de rodas).
  • Fomentar, através da requalificação do espaço com cores vivas, a estimulação multissensorial, o conforto e o bem‐estar (ex: revestimento e pintura de paredes com cores vivas próprias para afixar e fixação de painel de contraplacado revestido a película tipo “quadro escolar” próprio para escrever a giz), para atender os alunos que apresentam mais dificuldades e que, por essa razão, utilizam o espaço na perspetiva da descoberta das sensações, quer do ponto de vista do paladar, quer visuais, tácteis e/ou olfativas.
  • Adquirir equipamentos e materiais funcionais, sob o ponto de vista técnico, cruciais para a autonomia dos alunos e para o desenvolvimento das atividades (ex: aquisição e instalação placa elétrica, forno elétrico, frigorífico).

——————————

  • No presente ano letivo, para além de continuarem com os projetos da Horta Biológica,  do Clube de Culinária, do Yoga  e do Boccia  os alunos usufruem também de aulas Dança acrobática e de sessões de Judo.

———————–
Outros projetos que se mantem no presente ano letivo:

  • CORES – Aula de expressão plástica direcionada para os alunos CEI cujo objetivo passa por proporcionar momentos de promoção da criatividade e sentido estético (Ver por ex.: Que belo ter um amigo)
  • EU E OS OUTROS   – Projeto de promoção de competências sociais e hábitos/ estilos de vida saudáveis, com caráter semanal (5ª feira às 9:10) para os alunos de CEI. Neste âmbito estamos a promover a campanha “Operação Nariz Vermelho”.
  • ESTÁGIOS –  direcionados para os alunos  CEI a partir dos 15 anos cujo objetivo passa por lhes proporcionar  experiências em contextos reais. Estes estágios são definidos anualmente, consoante o perfil de funcionalidade dos alunos e os acordos de cooperação estabelecidos com as entidades (empresas ou instituições) que acolhem os alunos. Este ano letivo temos estagiários na cantina da escola, no jardim de infância de Beiriz e na clínica veterinária Ani-mar na Póvoa de Varzim.
  • TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS  – (TAA)  modalidade de intervenção  junto dos nosso alunos com o objetivo de sensibilizarmos/compreendermos e avaliarmos as suas capacidades de interação com cães…os resultados são surpreendentes!

———————————————————————–

2013-2014

especialbeiriz

Produção e venda de produtos hortícolas. (continuação)
Ver a plantação do pomar ao pé da horta

  • Boccia

Desporto adaptado com o objetivo de desenvolver a interação e auto estima, bem como a reabilitação, inclusão e integração dos alunos CEI.

  • Gollbal

Jogo de bola com som e olhos vendados com caráter semanal na turma do 6º A onde se encontra integrado um aluno com baixa visão.

Projeto de promoção de competências sociais e hábitos/ estilos de vida saudáveis, com caráter semanal (5ª feira às 9:10) para os alunos de CEI.

“Vou Experimentar!”

Aulas de realização de experiências científicas diversas e atividades “hands-on”.

  • Estágios:

– Jardim de Infância
– Pastelaria
– Oficina de megatrónica
“Estágios” direcionados para os alunos de CEI a partir dos 15 anos cujo objetivo passa por proporcionar aos alunos\ experiências em contextos reais.

____________________________________________________
2012-2013

  • “Um desafio chamado Pedro(s)” – Concurso “Escola Alerta” 

O projeto “Um desafio chamado Pedro(s)” surgiu através do concurso “Escola Alerta”, com o intuito de sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar para a igualdade de oportunidades, em particular os direitos das pessoas com deficiência.
…..

“Um desafio chamado Pedro(s)” – Concurso “Escola Alerta” 2012/2013 http://www.inr.pt/content/1/2726/esco… ( Categoria 2 )

Música: Outro – M83 http://www.youtube.com/watch?v=v80aDPBu27U

Escola E.B. 2/3 Beiriz
Participação:
Alunos do 5ºA
André – 9ºD
Fábio – 9ºD
Alunos do 12º Profissional
Prof. Gracinda Cadilhe – Educação Especial
Prof. Magdalena Pelicano – Educação Especial
Prof. João Macedo – Informática
Prof. Ofélia Trovão – Português
Susana Fernandes – Assistente Social
Helena Frasco – Encarregada de Educação

_________________________________________________________