Atividades 2012-2013

______________________________________________________

2012-2013

10.º Fórum de Formação e Opções Profissionais /2013

Este ano, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos letivos, realizou-se o 10.º Fórum da Formação e Opções Profissionais, de 28 de Abril a 12 de Maio de 2013, organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em parceria com todas as escolas e entidades formadoras do concelho.

forum_imagemp

No dia 29 de Abril de 2013, realizaram-se no auditório da Escola EB 2,3 de Beiriz, duas atividades no âmbito do 10º Fórum de Formação e Opções Profissionais, que tiveram como principal objetivo informar e esclarecer sobre quais as possibilidades de educação/formação existentes para os alunos que completem o 3.º ciclo de estudos. A primeira, designada por Mesas Redondas, decorreu por volta das 15h30 e destinou-se aos alunos que se encontram a frequentar o 9.º ano de escolaridade. A segunda atividade tratou-se de uma Sessão de Esclarecimento/Informação dirigida aos pais e encarregados de educação, pelas 21h30, também no auditório. Nestas sessões estiveram representantes das escolas secundárias Eça de Queirós e Rocha Peixoto, da Casa Escola Agrícola Campo Verde e da Escola EB2,3 de Beiriz, que divulgaram as suas ofertas formativas nomeadamente cursos científico-humanísticos e cursos profissionais.

Estiveram também presentes alunos da Escola Secundária Eça de Queirós e da Casa Escola Agrícola Campo Verde que deram o testemunho relativamente ao seu percurso escolar, enfatizando a importância de uma tomada de decisão consciente e realista aquando o término do 9.º ano de escolaridade. (…)

Ainda no âmbito do 10.º Fórum de Formação e Opções Profissionais, decorreu de 9 a 12 de Maio, na Póvoa de Varzim a Mostra Informativa, onde foram dinamizadas várias atividades pelas diversas instituições parceiras, que vão de encontro à temática da formação ao longo da vida.

imagem_conjunto_forum

Escola EB2,3 de Beiriz  esteve, uma vez mais representada, onde os formandos dos cursos profissionais fizeram demonstrações práticas relacionadas com os cursos que se encontram a frequentar, dando a conhecer à população o perfil profissional do técnico de hotelaria/restauração. Executaram exercícios relacionados com a preparação de bebidas simples e compostas, como por exemplo cocktails de frutas que posteriormente foram servidos à população, acompanhados de petit fours.

Com esta atividade foi possível sensibilizar a população e especificamente alunos das demais escolas do concelho para esta saída profissional no concelho da Póvoa de Varzim, uma vez que se trata de uma cidade muito orientada para o turismo.

2013-05-13_______________________________________________

Encontro com Rosário Alçada Araújo

Na passada sexta-feira, ao fim da tarde, foi com imensa alegria que vimos chegar à Escola os avós, pais, irmãos e professores acompanhando os alunos das escolas do 1º ciclo do nosso Agrupamento. Muitos vindos diretamente do trabalho, ou interrompendo até os seus turnos para poderem proporcionar aos mais pequeninos o gosto de conhecerem a autora de A Rosinha, o Mar e os Sonhos, O Menino Escritor, A Pequena Estrela e de tantos outros livros. ( ler + aqui)

1

2

2013_______________________________________________

Concurso “Escola Alerta” –

O projeto “Um desafio chamado Pedro(s)” surgiu através do concurso “Escola Alerta”, com o intuito de sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar para a igualdade de oportunidades, em particular os direitos das pessoas com deficiência.

Para aceder ao filme, por favor clicar em: http://www.youtube.com/watch?v=4yq90BZwUb4

“Um desafio chamado Pedro(s)” – Concurso “Escola Alerta” 2012/2013 http://www.inr.pt/content/1/2726/esco… ( Categoria 2 )

2013-04-19_______________________________________________

abril

2013-04-06____________________________________________

Dia Mundial da Poesia

amar Joao Manuel RibeiroPara comemorar o Dia Mundial da Poesia, alunos de todas as escolas do Concelho da Póvoa de Varzim (2 alunos por turma) participaram, na passada sexta-feira, dia 5 de abril, na ação sobre poesia: “Amo-te – Poemas para gritar ao coração”, realizada pelo Doutor João Manuel Ribeiro, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Esta ação foi organizada pela Equipa da Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento, e teve por objetivo promover o gosto pela poesia de forma conjunta (ao nível dos Agrupamentos de escolas), dando continuidade à iniciativa do ano transato que foi dinamizada pelo Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar. A iniciativa contou com a preciosa colaboração da Biblioteca Municipal, Rocha Peixoto. (continuar a ler aqui)

2013-03-15_____________________________________________

Jornadas de Formação

ver aqui.

2013-03-15________________________________________________

Atividades de Encerramento do 2º Período

Dia 15 de março, realizaram-se atividades de encerramento do 2º Período nas escolas do Agrupamento Campo Aberto, Beiriz.

À semelhança do ano passado, na escola sede, realizou-se um concurso de tapetes de flores construídos por cada turma. Este ano, para além do tapete surgiu uma novidade: a decoração de mesas de Páscoa.

A iniciativa, da responsabilidade do grupo de EMRC contou com a colaboração de toda a comunidade educativa sendo um momento assinalável de partilha e de reafirmação de laços de cooperação entre escola, família, alunos, professores e assistentes operacionais. Estas atividades foram realizadas com muito empenho e entusiasmo reavivando uma tradição tão característica do concelho e fazendo-nos sentir o verdadeiro espírito desta época.

tapetes

As escolas do 1º ciclo centraram a sua ação em atividades diversificadas alusivas à Páscoa das quais se destacam o Concerto Didático pela Banda Militar do Porto, os jogos tradicionais como a caça ao ovo e os ateliers de pintura.

1ºciclo

A Associação de Pais e Encarregados de Educação ofereceu, aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, o lanche elaborado pelos alunos do Curso CEF de Pastelaria e Panificação e contribuiu nas ofertas entregues às turmas vencedoras do concurso dos tapetes de flores.

2013-03-12_______________________________________________

formação_pais

2013-03-08_____________________________________________

dacosta

 Na biblioteca da EB 2,3 de Beiriz estiveram presentes, para além dos alunos do 4º ano da EB1 de Beiriz – para quem era dirigida a atividade que se desenvolveu no âmbito da Semana da Leitura da Biblioteca Municipa l –  o Dr. Manuel Costa, diretor da Biblioteca, assim como a Drª Fernanda Trovão, também da BMPV, a Direção do Agrupamento e alguns professores do 1º, 2º e 3º ciclos. (continuar a ler…)

2013-02-26_____________________________________________
Correntes D’Escritas- Iniciativas Paralelas
Leitura e Escrita na Biblioteca Escolar e Escritores na Escola

No passado dia 21 de fevereiro, na Biblioteca Municipal, foram apresentados vários dos projetos de promoção da leitura e da escrita dos diversos agrupamentos de escolas do concelho. “O (Re)Leituras: aventuras de leitura e escrita” e “Leituras com TICs” da E.B. 2/3 de Beiriz; “Os Escritores da Rocha Peixoto”, da E.S. Rocha Peixoto; “Construindo Leitores”, da E.B. 2/3 de Aver-o-Mar; “Experiências de leitura e escrita”, da E.S. Eça de Queirós; “Cultivar Talentos”, da E.B. 2/3 Cego do Maio; “Bolsas de CBEs”, da E.B. 2/3 Dr. Flávio Gonçalves; e “Histórias com Problemas”, da E.B. 2/3 de Rates foram elogiados pela Dr.ª Maria João Castro, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Varzim, que reforçou o interesse de projetos como estes, nomeadamente a sua divulgação nas Correntes d’Escritas.

ce2

 Ler notícia desenvolvida no Portal da Câmara Municipal

Pela primeira vez, este ano as Bibliotecas Escolares do Concelho vão participar nas Correntes D’Escritas,  apresentando os seus projetos de Leitura e Escrita. Beiriz apresentará  (Re)Leituras: “Aventuras de leitura e Escrita”, implementado desde desde o ano letivo 2008/2009 e “Leituras com TIC’s” iniciado este ano.
A esta sessão, que terá lugar na quinta feira, na  Biblioteca Municipal Rocha Peixoto pelas 14 horas, seguir-se-á uma oficina de escrita, orientada pela escritora Cristina Norton, aberta a professores do 1º ciclo, professores de português e bibliotecários.
Cristina Norton e Miguel Miranda são por sua vez os autores que reberemos da parte da manhã na nossa escola sede, também no âmbito das Correntes D’Escritas. Estes autores irão partilhar a sua experiência de escritores com alunos do 3º ciclo.

correntes

Mais informações sobre a sua bibliografia aqui.

2013-02-08_______________________________________________________

Carnaval 2013

carnaval

fev

2013-02-01_______________________________________________________

ver mais aqui

joseLuis

2013-01-30_______________________________________________________

“Liga-te mas com respeitinho”- SID – Safer Internet Day — Dia Internet Segura –  5 de Fevereiro

  • «Este ano, o tema aglutinador é “Os Direitos e os Deveres na Internet” e o slogan “Liga-te, mas com respeitinho…”, pelo que se apela às escolas que desenvolvam atividades que abranjam o maior número possível de participantes de diferentes gerações, em interação. (…)»  ler mais em Site da SeguraNet

    2013-01-28______________________________________________________

    Por motivos de força maior, relacionadas com a impossibilidade da presença da Dr.ª Lurdes Veríssimo, informamos que a Formação “A Motivação dos Alunos e a Gestão da Sala de Aula” será adiada para o dia 19 de fevereiro, terça-feira, à mesma hora.

    2013-01-24_______________________________________________________

    Olimpíadas da Escrita- Projeto Escola da Minha Vida

    olimpiada escrita

    Com a participação de mais de meia centena de alunos dos 2º e 3º ciclos, distribuídos por dois turnos, realizou-se ontem a fase de escola das Olimpíadas de Escrita, no âmbito do Projeto Escola da Minha Vida, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.   Os autores dos cinco melhores  textos de cada escalão (A – 2º ciclo  e B – 3º ciclo) e categoria (prosa e poesia)  representarão a escola na fase final desta festa da escrita que desde há dois anos se realiza na Biblioteca de Praia- Diana Bar.

  • ver mais aqui2013-01-18______________________________________________________
  • CARTAZBEIRIZ

    2013-01-11_______________________________________________________

    Hoje, os alunos dos Cursos Profissionais da nossa escola (EB2,3 de Beiriz) tiveram o privilégio de assistir à peça“Payassu – O Verbo do Pai Grande”, da autoria do professor José Coutinhas (diretor do Teatro de Formas Animadas), que adaptou o texto do Padre António Vieira. A sua representação esteve a cargo do ator Marcelo Lafontana.

    payassu

    Reforçarei o valor do substantivo “privilégio” na medida em que esta foi excelente. O ator, na figura do grande orador Padre António Vieira, cativou (prendeu mesmo), surpreendeu e interagiu com o público, fazendo com que o Verbo, que nada mais é do que o sermão aos peixes fosse abraçado por todos.

    Fundamental foi também a contextualização prévia feita pelo ator que muito claramente falou da vida do Padre António Vieira e do seu papel enquanto pregador e cidadão atento aos modos e costumes da época. Acrescentou dicas sobre o espetáculo, o que ajudou a perceber muitíssimo bem o significado, diria absolutamente simbólico, de “payassu” (também provocado pelo impacto do uso das andas aquando a representação).

    “Parece mesmo os dias d’hoje”, ouvi de um aluno que durante toda a representação não tirou os olhos do ator. Com certeza!

    Registo igualmente uma felicitação aos muitos alunos dos Profissionais (que revelaram um absoluto interesse pela trabalho apresentado) e aos professores responsáveis pela atividade. Se, efetivamente, se pretendeu promover o gosto pela cultura literária dos alunos, o alargamento dos seus horizontes culturais e a educação para a Cidadania, os objetivos foram cumpridos. Acredito que todos nós saímos com os valores ético-formativos reforçados e com uma certeza: o Sermão de Santo António aos Peixes é um texto intemporal!

    Gisela Silva

    para mais informação ver  aqui

    [1] Os índios brasileiros, tapuia, chamavam carinhosamente “payassu” (“pai grande”) ao Padre António Vieira.