Outros documentos / apontadores externos

 Apontadores para sítios  em que o nosso Agrupamento é mencionado. Incluem-se também referências dos media. 

(em construção)

_______________________________________________

2013-2014

    • “As Escolas Cantam o Natal”– Biblioteca Diana Bar- iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal (ver)
      • «O Coro do Agrupamento de Beiriz é este ano constituído por alunos e professores, sendo orientado pelos Professores Guilherme Madureira e João Paulo Rocha. Mas o Coro começou com Professores no Natal de 1998. Conta no seu repertório com obras dos mais variados autores, épocas e estilos.» ( Ver– Portal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)
      • Galeria de fotos- Póvoa Semanário (ver)

—————-
Resultados do Exames Nacionais:

  • “No segundo ano de exames do 6.º, a história repete-se: apenas cinco JNrankingpúblicas entre as 100 primeiras” Bárbara Wong no Público  11 novembro 2013: «Tal como no ano passado, o primeiro em que se realizaram as provas de 6.º, na lista das 100 com melhores resultados encontram-se só cinco públicas; e, destas, três são de música. As restantes são a EBI Vasco da Gama, em Lisboa, numa zona privilegiada; e a EB de Beiriz, Póvoa de Varzim, numa zona desfavorecida.
  • Esta é a escola onde nasceu o Projecto Fénix, que promove o apoio individualizado aos alunos com dificuldades, colocando-os em turmas onde podem recuperar. Os alunos do 6.º desde o 2.º ano que estavam integrados no Fénix, informa Luísa Moreira, coordenadora do projecto.» (ver)
  • “Projeto Fénix fez os alunos de Beiriz voar mais alto” in jornal de Notícias-  11 novembro 2013 (ver) – referido também aqui

_______________________________________________________
2012-2013

Mais um ano letivo no AE Campo Aberto … por Ana Alexandra Marques (Diretora)
(publicado originalmente aqui) – 20 de julho 2013
AnaAlexandravoxnostra

«Chegou ao fim mais um ano lectivo no AE de Beiriz. O rumo que traçamos em 2008/2009, na crença de que todos podem aprender mais e ter o seu sucesso, reflete-se nos resultados obtidos no agrupamento.

Desde cedo, compreendemos que o agrupamento teria de organizar-se em função dos seus alunos, das suas aprendizagens, o que implicava alterar a gramática escolar, quebrando com a “ideia do currículo de tamanho único” como refere João Formosinho.

Um agrupamento onde os alunos são acolhidos com as suas singularidades, que servem de ponto de partida para alcançar a máxima constante no Projeto Educativo “semear os valores”, mediante a constituição de um dispositivo de ensino e aprendizagem, permitindo a todos “crescer na diferença”.

No final deste ano letivo, o balanço dos resultados escolares é francamente positivo e superamos as metas.

Os resultados deixaram a comunidade educativa confiante, quanto ao trabalho desenvolvido, pois, como é sabido, o contexto social, económico e cultural do agrupamento não é privilegiado, nem a conjuntura nacional é favorável à constituição do melhor ambiente de aprendizagem.
Estamos cientes que estes resultados se devem muito ao trabalho de sala de aula, ao trabalho colaborativo e ao esforço contínuo de atualização por parte dos professores, o que, necessariamente, passa pela reformulação de estratégias, de recursos, de instrumentos, e de processos. Diariamente, este agrupamento desafia os alunos a quererem aprender mais e melhor.
Acreditamos que o grande envolvimento de todos e o investimento realizado no 1.º ciclo criaram os alicerces, cimentando com sustentabilidade este sucesso.

Parafraseando o pensamento mobilizador de Sebastião da Gama que em 2009 inscrevemos no nosso Projeto Educativo «Tudo frutificou: o campo estava aberto/deu conchego e raiz a todas as sementes»
Hoje podemos acrescentar: as sementes germinaram e tudo floriu!»

———————-

  • «O projeto Fénix – sob o ponto de vista dos alunos»  

giGisela Silva,  professora de Língua Portuguesa da Escola E.B 2, 3 de Beiriz, entrevista duas alunas do Projeto Fénix. – fevereiro 2013

A Diana e a Joana são alunas do 9º A que se dispuseram a responder a algumas perguntas sobre a integração em turmas Fénix e Ninhos. (ver)

——-

  • Projeto Fénix – Um testemunho!

elisabeteTestemunho de Elisabete Fonseca, coordenadora do 3º ciclo de matemática, do Agrupamento de Escolas Campo Aberto- Fevereiro 2013 (publicado aqui)

«1. O que é que o Projeto Fénix muda na forma de trabalhar com os alunos?
Sempre que possível, as aulas assumem um caráter mais prático. Neste sentido, as tarefas propostas pretendem consolidar e reforçar os conteúdos abordados, recorrendo a exercícios diferenciados e promovendo o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas e no respeito pelo ritmo de trabalho de cada um. As atividades desenvolvidas têm como objetivo ajudar os alunos a ultrapassar as suas dificuldades e a expor as suas dúvidas, atendendo, de forma mais eficaz, aqueles que necessitam de um apoio mais individualizado, minimizando momentos de quebra na aprendizagem. Em síntese, possibilita uma resposta mais rápida e individualizada a alunos com ritmos de aprendizagem mais lentos e dá oportunidade aos alunos com nível de proficiência mais elevado em progredirem mais.» (continuar a ler aqui)

__________________________________________

  • Estado da Educação 2012, Percursos Escolares – Caso 2 – A Escola de Beiriz /Agrupamento de Campo Aberto, CNE 2012- (ver
  • Projetos , DGEstE -DSRA – abr 2012 (ver)

______________________________________________

  • PMSE – A tipologia Fénix, Webin@r DGE – dez 2011 (ver)
  • Projecto Fénix inverte taxas de insucesso escolar, JN – jul 2010 (ver)

________________________________________

  • Blogue da Escola: Cursos EFA Secundário Beiriz (ver)
  • Blogue da Escola: Projetos de Beiriz, 09/10 (ver)

________________________________________

  • Outras horas de escola, Educare – O Portal de Educação, fev 09 (ver)
  • Projectos de combate ao insucesso escolar no ensino básico, Boletim dos Professores nº 15, abr 09 (ver)
  • Agrupamento de Beiriz com modelo de sucesso – Projecto Fénix discutido pela comunidade educativa – P. Varzim, in METRONEWS – Set 09,  (ver)
  • Agrupamento de Beiriz com modelo de sucesso – Projecto Fénix discutido pela comunidade educativa, Portal Municipal da Póvoa de Varzim, Set 09 (ver)

___________________________________________

  • Blogue da Escola: Tapete Mágico, 08/09 (ver)

___________________________________________

  • Dossiê de Comunicação, abr 08 (ver)
  • Blogue da Escola: PIEF- Beiriz 2007-2008  (ver)

____________________________________________

  • BiblioFilmes: Livros, Bibliotecas, Acção! (ver)

·