Agrupamento recebe calorosamente D. Francisco Senra Coelho

«A Escola não deve ser de concorrência mas de complementaridade, onde cada um dá o melhor de si e sabe que é valorizado» D. Francisco Senra Coelho

pizap.srbispo1

Na passada sexta-feira, dia 6 de março, no âmbito da visita pastoral ao arciprestado da Póvoa de Varzim, D. Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga, visitou a Escola E.B. 2,3 de Beiriz, sede do nosso Agrupamento.

D. Francisco foi acolhido com muita alegria e grandes expetativas pelos alunos, professores, Direção do Agrupamento, e Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica escutaram com muita atenção a mensagem do Bispo Auxiliar de Braga, colocando em seguida algumas questões, às quais D. Francisco respondeu jubilosamente.

De salientar as suas observações relativamente aos valores que se devem cultivar de certo modo como que a contracorrente. D. Francisco considera que, apesar de uma das funções da escola ser estimular os alunos a terem boas avaliações, a darem o seu melhor, é importante que se encontre um equilíbrio e que este esforço não se deve tornar numa concorrência entre pares, mas enveredar pelo aperfeiçoamento e pelo melhoramento de cada um: “Tem que haver outro caminho – cada um de nós dar o melhor de que é capaz, cumprir-se a si mesmo!”

Segundo D. Francisco, todos temos capacidades, mas nem todos somos capazes de fazermos as mesmas coisas, devendo potenciar-se as aptidões de cada aluno, orientando-o para o caminho vocacional respetivo. Para o Sr. Bispo Auxiliar de Braga, “a Escola não deve ser de concorrência mas de complementaridade, onde cada um dá o melhor de si e sabe que é valorizado”. É esta a Escola que deve persistir, no sentido de cada um ser mais feliz e valorizado no seu sucesso.

A visita de D. Francisco Senra Coelho, Bispo Auxiliar de Braga, deixou em todos uma impressão fortíssima e inspiradora, e foi com coração alegre e solidário que as atividades escolares prosseguiram.

___
Ver, a propósito,  D. Francisco visita Paróquia de Santa Eulália de Beiriz

Esta entrada foi publicada em EMRC com as etiquetas , . ligação permanente.