“Hackers somos nós”

Ação de Debate promovida pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto  (no âmbito do Dia da Internet Mais Segura) em colaboração com a Biblioteca Escolar
Data e Local: 5ª feira , dia 19, pelas 15:20 h. no auditório da Escola E.B.2/3 de Beiriz
Público alvo: 7º ano

hackers_beiriz

A ler no site da BMRP: «No âmbito das comemorações do Dia da Internet mais Segura, que este ano se celebrou no dia 10 de Fevereiro, e considerando a intervenção da Biblioteca Municipal na Rede Concelhia de Leitura Pública e na Rede de Bibliotecas Escolares, decorrerá em cada biblioteca escolar, uma ação de debate relacionada com o tema da segurança informação na Internet.

Com o advento das tecnologias e numa altura em que as redes sociais tomam conta do dia-a-dia de cada um, a forma como se partilha informação abre demasiado espaço à violação de privacidade.

Mais do que as técnicas de phishing ou spam, em que os hackers nos colocam como alvo de publicidade e esquemas de disseminação de informação/vírus, hoje em dia, há uma exposição de informação privada que é feita a partir de qualquer dispositivo e para a qual contribuímos despropositadamente, colocando-nos numa posição vulnerável.

Duração
Cada acção consiste na visualização de vídeos que levantem questões sujeitas a debate e terá a duração de 45 ou 90 minutos, consoante o número de alunos presentes.

Objectivos
– Alertar para os perigos/cuidados da gestão da informação privada feita por cada indivíduo.
– Promover a partilha de recursos (educativos, lúdicos e pedagógicos) entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares (comunidade escolar).

Promotor
Biblioteca Municipal Rocha Peixoto»

Esta entrada foi publicada em biblioteca, Biblioteca Municipal com as etiquetas , . ligação permanente.