Mais um ano letivo no AE Campo Aberto …

 por Ana Alexandra Marques (Diretora)
AnaAlexandravoxnostra

«Chegou ao fim mais um ano lectivo no AE de Beiriz. O rumo que traçamos em 2008/2009, na crença de que todos podem aprender mais e ter o seu sucesso, reflete-se nos resultados obtidos no agrupamento.

Desde cedo, compreendemos que o agrupamento teria de organizar-se em função dos seus alunos, das suas aprendizagens, o que implicava alterar a gramática escolar, quebrando com a “ideia do currículo de tamanho único” como refere João Formosinho.

Um agrupamento onde os alunos são acolhidos com as suas singularidades, que servem de ponto de partida para alcançar a máxima constante no Projeto Educativo “semear os valores”, mediante a constituição de um dispositivo de ensino e aprendizagem, permitindo a todos “crescer na diferença”.

No final deste ano letivo, o balanço dos resultados escolares é francamente positivo e superamos as metas.

Os resultados deixaram a comunidade educativa confiante, quanto ao trabalho desenvolvido, pois, como é sabido, o contexto social, económico e cultural do agrupamento não é privilegiado, nem a conjuntura nacional é favorável à constituição do melhor ambiente de aprendizagem.
Estamos cientes que estes resultados se devem muito ao trabalho de sala de aula, ao trabalho colaborativo e ao esforço contínuo de atualização por parte dos professores, o que, necessariamente, passa pela reformulação de estratégias, de recursos, de instrumentos, e de processos. Diariamente, este agrupamento desafia os alunos a quererem aprender mais e melhor.
Acreditamos que o grande envolvimento de todos e o investimento realizado no 1.º ciclo criaram os alicerces, cimentando com sustentabilidade este sucesso.

Parafraseando o pensamento mobilizador de Sebastião da Gama que em 2009 inscrevemos no nosso Projeto Educativo «Tudo frutificou: o campo estava aberto/deu conchego e raiz a todas as sementes»
Hoje podemos acrescentar: as sementes germinaram e tudo floriu!»

(publicado originalmente aqui)

Esta entrada foi publicada em Balanço, Direção. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s